sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Plano de Aula de História

Autoria: Carla Barbosa
Tema: O engenho e sua cultura.
Público alvo: 5° ano
Tempo estimado: Três aulas
Conteúdos: Cultura, temporalidade, engenho
Objetivo geral: Resgatar a história dos engenhos da cidade e valorizá-lo como um importante patrimônio cultural.
Objetivos específicos:
ü  Descrever as características físicas do Engenho;
ü  Pesquisar como era o modo de vida num engenho;
ü  Conhecer as técnicas de produção artesanal da farinha de mandioca;
ü  Relatar como se dá o processo de fabricação de farinha;
ü  Observar a arquitetura da casa grande.
ü  Registrar o cultivo de cana de açúcar e de mandioca do local.
OBS: Um dos donos do engenho, ou seja, um herdeiro encontrava-se no local.

Procedimentos:
Primeira aula:
No primeiro momento da aula será, sobretudo, para explorar os conhecimentos prévios dos alunos, sobre os engenhos no município de Paudalho. Para tal, serão colocadas algumas perguntas que servirá para orientar a discussão.
·        Quem já teve oportunidade de conhecer um engenho?
·        Em que época era comum morar em engenhos?
·        A que classe social, pertencia às pessoas que eram proprietárias de engenhos?
·        Onde se localizam os principais engenhos do município?
·        Quais eram as principais atividades econômicas desenvolvidas nos engenhos?
Após a discussão que será mediada pelo professor, solicitar uma pesquisa aos alunos, sobre os engenhos no município, para ser entregue no próximo encontro. Em seguida combinar com os alunos uma visita a um engenho, levando em consideração sua localização e o seu estado de conservação.
Segunda aula:
Após ter programado, escolhido o engenho e agendado a visita, ir com os alunos até o engenho munidos de câmeras fotográficas ou filmadoras. Chegando lá, os alunos serão convidados a observarem o engenho como um todo (a casa grande, à plantação de hortaliças e cana de açúcar, a casa de farinha) e registrarem tudo através de câmeras fotográficas. Será relevante também, conversar com o proprietário sobre o modo de vida no engenho no passado.
Terceira aula:
Após a visita, os alunos serão convidados a relatar suas impressões e descobertas sobre a visita ao engenho, a discussão será mediada pelo professor. Em seguida, solicitar aos alunos um texto argumentativo, onde os mesmos irão discorrer sobre a importância de conhecer um engenho do início do séc. XX
OBS: Os alunos dessa turma são alfabetizados, e são acostumados a redigir esse tipo de texto.
Posteriormente, montar um mural com as fotos tiradas na visita ao engenho para ficar exposto na sala, posteriormente será exibido o vídeo com imagens da visita.

Um comentário:

  1. Best Online Casino Site 2021 | Casino Sites, Jackpots, Slots
    Best Online 카지노 Casino site 2021 ➡ We rank and review the 바카라 most popular online casino site ✔️ Claim 메리트 카지노 쿠폰 exclusive bonuses and free spins offers.

    ResponderExcluir